Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam participa da Rede De Cátedras Franco-brasileira da Biodiversidade Amazônica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam participa da Rede De Cátedras Franco-brasileira da Biodiversidade Amazônica

  • Published: Monday, 12 January 2026 14:07
  • Last Updated: Monday, 12 January 2026 14:14

Fundação Universidade do Amazonas (FUA), por meio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aderiu ao Programa Rede de Cátedras CFBBA (Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica), com o objetivo de ampliar e reforçar a cooperação universitária entre a Embaixada da França no Brasil e a UFAM.

O programa inclui outras universidades federais da Região Norte do Brasil, entre elas a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Temática

A área temática do programa é a Biodiversidade, tendo como eixos principais: o conhecimento, monitoramento, conservação e organização de coleções da biodiversidade da bacia amazônica; a cobertura florestal e a observação da Terra; as mudanças ambientais regionais e a sustentabilidade; as contribuições passadas e presentes dos povos indígenas e comunidades locais para a biodiversidade; as relações entre biodiversidade, saúde humana e alimentação; e o papel da bioeconomia como alternativa para modos de vida inclusivos, o bem viver e sistemas alimentares saudáveis.

Vigência

O acordo tem vigência de cinco anos, a partir da publicação, e foi assinado em 13 de novembro de 2025 por Tanara Lauschner, presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas, e por Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil.

O acordo na íntegra pode ser acessado por meio do link: 

Acordo de Cooperação, plano de trabalho e DOU

Para mais informações, acesse a matéria na íntegra no site da UFAM:

https://ufam.edu.br/noticias/7223-ufam-adere-a-rede-de-catedras-franco-brasileira-que-promove-atividades-no-tema-na-biodiversidade-amazonica-2.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página