Página inicial > Últimas Notícias > Acordo UFAM - UNESP - IBRACHINA Para Cursos Regulares de Mandarim

Acordo UFAM - UNESP - IBRACHINA Para Cursos Regulares de Mandarim

• Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 11h46
  • Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h13

A Universidade Federal do Amazonas - UFAM em parceria com a Universidade Estadual Paulista - UNESP, por meio do Instituto Confúcio e o Instituto Sociocultural Brasil/China - IBRACHINA, assinou no dia 02 de fevereiro de 2024 o Acordo de Cooperação Técnica, no Auditório Belarmino Lins, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

A parceria pretendida visa promover a cooperação mútua com cursos regulares de língua chinesa e atividades culturais que promovam a cultura chinesa na cidade de Manaus, no Amazonas.

Com amparo na parceria a UFAM recebeu as estagiárias Xing Chen e Ruiyi Li, vindas da Universidade de Hubei, na China, selecionadas conforme as regras do convênio celebrado entre a Unesp e a referida instituição chinesa, e já se encontram em atividades, ministrando aulas de Mandarim a 4 turmas na FLET, sendo orientadas pela profa. Adriana da Silva Araújo.

Todos os trâmites administrativos das estagiárias na cidade de Manaus estão sob a coordenação desta Assessoria (ARII), enquanto o Instituto Sociocultural Brasil/China - IBRACHINA por meio da Frente Parlamentar Brasil-China-Amazonas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, coordena e disponibiliza a cobertura das despesas de moradia e plano de saúde das estagiárias, correndo ainda por conta do IBRACHINA todos os custos relacionados à moradia.

Dentre os resultados ansiados a partir desta parceria, espera-se:

• Ofertar aulas de Mandarim nas dependências da UFAM;
  • Divulgar a cultura chinesa;
  • Oportunizar condições para candidatura de Mobilidade Acadêmica;
  • Disponibilizar acesso a todas as atividades culturais promovidas pelo Instituto Confúcio na Unesp, inclusive ao Programa de bolsas de estudo na China, mantidas pela Sede do Instituto Confúcio na China (CLEC e CIEF);
  • Divulgar todas as atividades culturais promovidas pelo Instituto IBRACHINA e seus parceiros, especialmente aquelas que venham a ocorrer no estado do Amazonas.

Participaram do evento: Prof. Pasqual Barreti - Reitor da Unesp; Prof. Sylvio Mário Puga - Reitor da Ufam; Dep. João Luiz Almeida da Silva - Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Amazonas-China; Profa. Ye Dan - Diretora Pedagógica Chinesa - Instituto Confúcio; Thiago Fernandes Braz - Diretor Adjunto de Planejamento - Instituto Confúcio e Instituto Sociocultural IBRACHINA; Dr. Thomas Law - Presidente; Profa. Dra. Artemis Soares – ARII/Ufam; Profa. Dra. Adriana Araújo - FLET/UFAM; Dra. Lilian Macedo Bastos - ARII/Ufam; Dr. Neibe Araújo - ALEAM; Xing Chen e Ruiyi Li - estagiárias da Universidade de Hubei.