Página inicial > Últimas Notícias > Relato de Emily Margarete Thywissen

• Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 14h30

Relato de Experiência de Emily Margarete Thywissen na UFAM

Emily Margarete Thywissen

A assessoria vem através deste relato, narrar a experiência de Emily Margarete Thywissen  no Intercâmbio de Antropologia na UFAM. A parceria entre a Universidade de Munique (LMU), Alemanha, e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está estabelecido através de uma cooperação entre o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) / Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e o Dr. Wolfgang Kapfhammer, pesquisador e professor no curso Etnologia / Institute of Social and Cultural Anthropology of Munich, Alemanha (LMU). O Protocolo de Intenções entre as duas instituições foi assinado em 2018 e contempla “atividades acadêmicas de intercâmbio de professores e alunos e a realização de eventos entre os dois programas”.

Vale salientar que, o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos grupos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais na Amazônia. De modo especial, o NEAI conta com estudantes e pesquisadores indígenas, que promovem um exercício de reflexividade sobre as formas de produção e o lugar do conhecimento tradicional frente aquele produzido nas universidades. O NEAI realiza projetos de pesquisa e extensão, promove encontros, palestras, seminários, mesas redondas, seções de estudo e cursos de curta duração.

Emily relata que: "Durante a minha estadia na UFAM Agosto 2023 até Fevereiro 2024, o NEAI foi a instituição anfitriã do meu intercâmbio na UFAM e o Dr. Gilton Mendes, coordenador da instituição, foi o meu orientador. Sendo bacharelanda, fui matriculada numa disciplina da graduação no departamento de Antropologia. Além desse curso, o foco da minha aprendizagem acadêmica foram as atividades da Pós-Graduação de Antropologia Social (PPGAS) e do NEAI, um grupo de pesquisas indígenas". Através da cooperação existente, foi criado um seminário regional interativo sobre "Modos de Vida na Amazônia Indígena", que Wolfgang Kapfhammer vem ministrando no Instituto de Etnologia da Universidade Munique há vários anos.

Além disso, a mesma relata um pouco a respeito de sua vida estudantil na universidade: "Ser estudante na Universidade Federal do Amazonas e no Brasil em geral é totalmente diferente que ser estudante na Universidade de Munique na Alemanha. Além da natureza, o campus é único no sentido de ter todas as faculdades localizadas em somente dois campos – Setor Norte e Setor Sul. Esses dois setores estão conectados por uma integração de ônibus, que passa regularmente na entrada dos campus. Assim, se encontram estudantes de quase todas disciplinas na universidade". Ademais, Emily fala que vai levar muitas experiências para o seu país de origem, ela conta que novas perspectivas e provavelmente uma outra maneira mais livre de se aproximar das pessoas. A curiosidade em perceber a clara separação entre assuntos acadêmicos e privados e a hierarquia entre alunos e autoridades.

Pesquisadores, estudantes e amigos do NEAI

REFERÊNCIAS: Relato de experiência na UFAM de Emily Margarete Thywissen.