Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ufam > Floresta do Campus
Início do conteúdo da página

Floresta do Campus

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 17h29 | Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2020, 17h29 | Acessos: 1710

Com uma área de 6,7 milhões de metros quadrados, o Campus Universitário, localizado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, é considerado o terceiro maior fragmento verde em área urbana do mundo e o primeiro do Brasil.

Na floresta do Campus são encontradas várias espécies de animais (preguiças, pacas, macacos de várias espécies, além do sauim-de- coleira). Vários tipos de flores exóticas compõem o cenário florestal. O ipê roxo e amarelo, por exemplo, quando florescem tornam a floresta do campus mais exuberante ainda.

 

Sobre o Sauim de Coleira

Também chamado de sagüi-de-duas-cores ou sauim-de-manaus, o corpo do pequeno macaco Sauim mede entre 21 a 23 cm, com cauda de 33 a 42 cm e peso de cerca 450 gramas, há algum é considerado animal em extinção em virtude, principalmente,  da destruição do habitat e da competição interespécies. Com o crescimento desordenado da cidade de Manaus nos últimos anos a floresta vem sendo derrubada de maneira descontrolada. O desmatamento e a fragmentação reduzem drasticamente as áreas de habitação e alimentação do animal. 

Atualmente, a espécie é facilmente encontrada ao norte dos limites da cidade de Manaus, em algumas áreas pouco conhecidas dos municípios de Rio Preto da Eva (região do rio Urubu) e Itacoatiara. Ao norte do rio Amazonas a espécie ocorre até o km 35 da BR174.

registrado em:
Fim do conteúdo da página